EM TEMPOS DE CRISE: O MARKETING DIGITAL COMO UM IMPORTANTE ALIADO DA SUA EMPRESA
Com o coronavírus, a internet que já era importante para os negócios, se tornou para muitos deles a única alternativa. O fechamento de lojas e as medidas de isolamento frente ao coronavírus impactaram de maneira jamais vista a grande maioria das empresas que prestavam atendimento apenas em pontos físicos. E mesmo as que já eram digitais podem enfrentar uma queda na demanda, motivada pelo momento de incerteza pela qual a economia passa. Conectar-se aos clientes é mais necessário do que nunca nesse momento de pandemia do coronavírus e o marketing digital pode ajudar bastante nesse processo.
Com o isolamento social, consumidores estão mais do que nunca, conectados
Por isso, seguem algumas dicas que mostram como essa ferramenta pode ser uma aliada do seu negócio.
1. Invista em Presença Online
Investir em presença digital é tornar a sua marca ainda mais conhecida e melhor posicionada. Melhor que isso, em tempos de coronavírus, é manter a comunicação com clientes e consumidores, que mesmo em isolamento social continua consumindo. Daí, a importância em manter o relacionamento com eles.
Para utilizar o marketing digital é necessário avaliar há quanto tempo a empresa está na internet
Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para adquirir essa ferramenta. Além de estarem mais em casa, as pessoas estão muito mais conectadas atualmente.
“Na prática, o digital é no momento a alternativa que restou em meio a todas as medidas de distanciamento social”, apontam especialistas.
Para as empresas que vendiam por meio de pontos físicos e não conta com e-commerce, a dica é iniciar em um marketplace, que já oferece uma estrutura que funciona.
Conforme o empreendedor digital e fundador da Agência de Marketing Digital Delivearte, Jonas Marques, além de ser um ambiente de vendas, e de entretenimento, a internet, também é um meio de propagação conteúdos relevantes que proporcionam ao usuário a entender como se comportar em tempos de crise do coronavírus, frente à transformação digital, uma realidade para os negócios e a sociedade.
Ainda segundo Jonas, através da internet é possível pesquisar e entender como estão posicionados seus concorrentes, bem como acessar ao Google Trends para ver o que as pessoas estão buscando.
2. Importante conhecer o seu público
Uma boa estratégia de comunicação digital se faz quando a empresa que se utiliza do marketing digital conheça seus clientes e seguidores. Isso significa identificar as redes sociais que eles mais usam, até conhecer seus hábitos e preferências. Assim, é possível definir quais canais utilizar e a linguagem apropriada durante as estratégias de MD.
Para isso, é fundamental fazer perguntas a eles, ouvindo-os, de forma individual. Essa ação representa uma das grandes vantagens das micro e pequenas empresas em relação às grandes.
3. Faça Conteúdos de Valor
Uma das bases do marketing digital é oferecer conteúdo que gere valor aos clientes sem a intenção de pensar, num primeiro momento, na venda imediata, apostando na construção da marca da empresa, por meio de relacionamentos, que depois se transformarão em resultados lucrativos, sendo uma ótima opção em tempos de pandemia e distanciamento social.
A estratégia de marketing digital se torna mais importante nesse momento de crise do coronavírus, pois todos estão preocupados com o cenário de incertezas que a pandemia trouxe. Daí, a importância de abrir mão de propaganda de produtos, focando mais na promoção do negócio, com conteúdos que entregam mensagens positivas e de otimismos aos clientes em isolamento social visando o combate à Covid-19, explica Luiz Carlos Cerqueira Santos, sócio-diretor da Agência de Marketing Digital Delivearte.
Ainda de acordo com Cerqueira, nesse momento em que todos nós, sociedade, estamos na mesma página em relação à Covid-19, é momento de as empresas, também darem sua contribuição de alguma forma ao país. O retorno será o fortalecimento de marcas que tiverem esse comportamento, aos olhos do mercado.
“Se a minha clínica se encontra fechada, devo entender que o meu cliente pode receber em casa, através do WatsApp, lives ou postagem de vídeos, dicas de saúde, e até mesmo, atendimento via o recurso de telemedicina, ajudando a resolver a sua dor, sem tentar vender nada”, afirma ele. “Quando toda a crise cessar e a situação voltar ao normal, as pessoas vão se lembrar, já que, não houve nenhum oportunismo naquele momento”, explica.
4. Humanize a Sua Marca
Ações que resultem no compartilhamento de bastidores do seu negócio, como um restaurante ou pizzaria que fazem atendimento delivery, mostrando o processo de produção de pratos e das pizzas; a higienização desses alimentos, também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes. Dessa forma, poderão consumir os produtos com segurança, livre de contaminações.
“Há casos, em que empresas, que colocaram seus funcionários em home office compartilham guia sobre isso para interessados que queiram aprender”, diz Luiz Carlos, da Agência de marketing digital Delivearte.
5. Geração de Leads
Conceituando, leads podem ser definidos como pessoas ou empresas que entraram em contato com sua empresa e podem se tornar clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo.
Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer conteúdo relevante (de valor), por meio de um cadastro. “Por isso, é importante possuir o contato dos clientes para formar a base, o que permite construir relacionamento com mais facilidade”, pontua Jonas Marques.
Você gostou do Post e se interessou sobre como o marketing digital pode te ajudar nesse momento de pandemia do coronavírus e quer saber mais?
Leia também: Como Tornar Sua Marca Mais Conhecida Na Internet
Em caso de dúvida, entre em contato conosco que iremos te ajudar!