Marketing Digital: Como Definir a Melhor Estratégia

Marketing Digital pode ser entendido como o conjunto de ações de uma empresa no meio online que objetivam atrair novas propostas, criar relacionamentos, além de criar uma identidade para sua marca. Ele pode utilizar algumas ferramentas como redes sociais, sites e e-mail marketing, facilitando a comunicação entre empresa e público-alvo. Saiba escolher a melhorar estratégia de Marketing Digital e alavanque suas vendas.

Dentre as principais estratégias de Marketing Digital, podemos citar SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Visto isso, vamos falar um pouco sobre como funciona esse ramo e quais são suas principais estratégias. Ao final você vai entender os aspectos que o fazem tão essencial no processo de crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Sabe-se que estar na Internet não significa ter sucesso nesse meio. Para ter uma boa presença online é preciso empregar algumas estratégias que exigem certo grau de planejamento e métricas. Esse processo parece ser um pouco complexo, mas hoje você descobrirá que não é. E mais, se bem elaborado, ele pode ser considerado como um processo mais fácil do que você imagina. Confira nosso post e arrase escolhendo a melhor estratégia de marketing digital.

Agora vamos te contar os segredos que envolvem o Marketing Digital:

Paciência e busca: Isso, mesmo, esse processo não ocorre da noite para o dia, é preciso ter certo grau de paciência, então fuja de propostas que te ofereçam soluções instantâneas. A busca por novas informações deve ser constante, pois no mundo atual sempre aparecem novas atualizações e, caso não estejamos dentro das exigências, ficamos prejudicados. Vale ressaltar, que nem sempre será necessário fazer grandes investimentos.

Além disso, antes de já ir implementando uma estratégia de marketing digital, é necessária uma delimitação de quais os objetivos sua empresa quer alcançar com esta. Nesse processo, pode-se citar questões relacionadas ao aumento de tráfego para o site, melhorar a indexação das páginas, melhorar o relacionamento com os clientes. Após traçados os objetivos, trabalha-se com estratégias para cada objetivo listado.

Agora vamos falar um pouco sobre formas eficientes de trabalhar com marketing digital para que você não erre na escolha de sua melhorar estratégia para sua empresa:

Inbound Marketing

Inbound Marketing está relacionada a atração, conversão e encantamento de clientes, sendo uma nova maneira de pensar o Marketing Digital. Esse tipo de estratégia possibilita uma maior conexão com o público-alvo por meio dos seguintes pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais. Esse age parecido com um imã onde foca em atrair potenciais clientes, sendo o conteúdo o primeiro a ser encontrado quando alguém procura algum tipo de produto ou serviço.

Este, diferente de estratégias tradicionais, prioriza a construção de um bom relacionamento com o cliente, objetivando sua fidelização. Mas, para que isso ocorra é necessária uma maior compreensão do tipo de perfil e padrões comportamentais dos compradores, além de tentar manter-se sempre por perto destes. Muito legal, não é mesmo?

Mídias Sociais e Marketing Digital

Em um relatório feito por We are Social e Hootsuite mostrou que mais da metade dos brasileiros tem acesso as redes sociais, sendo que 58% dessas pessoas já tinham procurado algum produto ou serviço na Internet. Visto isso, percebe-se a grande importância do acesso às redes sociais por parte das empresas.

Com um perfil profissional nessas redes, sua empresa passa a entender melhor os comportamentos de seus clientes e também sobre seus perfis. Isso é importante, pois quanto mais se conhece o público-alvo, melhor serão seus direcionamentos e estratégias de venda, tendo maior chance de vender.

Além disso, pode-se utilizar de links patrocinados, sendo estes capazes de aumentar o alcance de sua página, incluindo suas publicações, dando maior visibilidade aquilo que está sendo oferecido. Outrossim, através das mídias sociais você pode estabelecer um melhor relacionamento com seus clientes, tornando sua marca mais querida e lembrada. Essa é uma estratégia de marketing digital que não pode faltar!

Marketing de Conteúdo

Sem dúvida, essa estratégia tem sido muito utilizada dentro do marketing digital. Isso se dá por apresentar resultados eficientes em um espaço menor de tempo, sendo que boa parte da empresas têm se agarrado cada vez mais nesta. Só não utiliza quem não conhece, pois quem conhece já está usufruindo de seus resultados. Fica a dica rs.

Esse tipo de marketing objetiva educar o público-alvo sobre a empresa ou negócio. Neste tipo, costuma-se apresentar informações sobre determinados produtos, tipo de atuação, mercado e serviços. Feito isso, passa-se a ter maiores chances de atrair um público específico interessado em tal segmento, aumentando as chances de conversão.

Isso pode ser explicado porque o público com interesses no ramo apresentado são mais rápido na tomada de decisões sobre aderir ou não ao que está sendo oferecido. Além disso, com o marketing de conteúdo, o funil de vendas é percorrido de forma mais rápida. Isso proporciona um número maior de conversões, além do ciclo de vendas ficar mais curto. Todo mundo quer isso, concorda? Os donos de empresas que iniciaram ou já estão há algum tempo na internet ficam muito contentes com tal resultado dessa estratégia de marketing digital.

E-mail Marketing

Essa estratégia de marketing digital pode ser entendida como a utilização de e-mail como ferramenta para criar relacionamento e engajamento de clientes. Saber fazer uma boa lista é essencial, contendo listas de emails de acordo o perfil de seus clientes, ou seja, conteúdos personalizados para a garantia de maiores chances de despertar interesse sobre o que está sendo apresentado.

Esse tipo de e-mail só é enviado com permissão prévia da pessoa, ou seja, que permitiu anteriormente seu recebimento. Nesse sentido, as chances da pessoa ler é alta, entendeu? Bom, tendo isso, você vai estar com a faca e o queijo na mão! Uma das melhores formas de conseguir seus contatos é a partir da página de captura, onde somente os interessados pelo conteúdos se inscreverão.

Outro ponto bem interessante é que a partir da campanha de e-mail é possível mensurar seus resultados. A partir disso, é possível saber quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam e visualizaram e até mesmo, quantas clicaram no conteúdo. Isso é importante para saber se a campanha está trazendo algum resultado e a partir disso traçar as melhores estratégias de vendas dentro do marketing digital.

SEO e Marketing Digital

Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de marketing digital utilizada para otimizar um site para que este seja encontrado pelo buscadores do Google, por exemplo. Uma coisa que sempre dizemos que é de extrema importância é que não adianta estar na Internet sem ter uma boa presença. Isso significa que não faz sentido ter um site muito bonito com conteúdos legais se não é encontrado pelo seus clientes.

Certamente criamos uma plataforma para ser encontrada, lida, admirada e o SEO é uma das ferramentas mais eficazes atualmente. Para isso, é importante que se busque compreender as palavras-chave que seus potenciais clientes mais utilizam, e nesse caso, é interessante utilizar algumas ferramentas como o Google Adwords, por exemplo. A partir disso, tem-se que inserir tais palavras em todo o site para que os buscadores entendam que seu conteúdo é relevante para o seu público.

Vale ressaltar que quanto mais no topo de busca o seu site estiver, maiores serão as chances de seus potenciais clientes se interessarem pelos seus produtos ou serviços.

Links Patrocinados

Os links patrocinados é uma estratégia de marketing digital muito utilizada atualmente. Você pode contar com a presença destas tanto nas redes sociais como Instagram e Facebook quanto nas páginas do Google. Dentro do Google estes serão responsáveis por colocar o seu site no topo da páginas, dando maior visibilidade da marca. Já nas redes sociais é tido como um anúncio onde divulgam-se qualquer informação referente à empresa.

Estes links te dão uma série de vantagens, sendo o valor retornado um deles. Além disso, estes podem ser veiculados em vários locais, principalmente:

  • Em Rede de Display
  • Nos Resultados de Mecanismos de Busca
  • Em Sites de Notícias
  • Nas Plataformas de E-mail Gratuito
  • Blogs

A vantagem apresentada é que os links patrocinados aumentam as chances de conversão, pois seu conteúdo aparecerá assim que o usuário pesquisar determinada palavra-chave.

Neste posta apresentamos as estratégias de Marketing Digital mais conhecidas, mas existem muitas outras que poderão somar muito no seu negócio! Logo mais traremos mais conteúdos para te ajudar a crescer.

Enquanto isso, confira também: Presença online: 6 razões para criar um site para o seu negócio

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